domingo, 12 de janeiro de 2014

O Sul, de Victor Erice | 19 de Janeiro



O Sul, de Victor Rice
Cineclube do Barreiro
Domingo, 19 de Janeiro, 17h
Entrada livre



Título original: El Sur
De: Victor Erice
Género: Drama
Língua original: castelhano
Classificação: M/12
Espanha/França, 1983, cor, 93 min.

Elenco
Omero Antonutti, Sonsoles Aranguren, Icíar Bollaín, Lola Cardona, Rafaela Aparicio, entre outros.

Sinopse
«A Gaivota» é uma casa com um cata-vento no Norte de Espanha. Nela vivem Agustín, médico e vedor, a sua mulher Julia, maestrina perseguida durante a Guerra Civil, e Estrella, a filha de ambos. Estrella percorrerá o caminho desde a infância até à adolescência suspeitando que há algo oculto na vida do pai: outra mulher. À medida que Estrella vai sabendo mais, a vida na «Gaivota» começa a mudar.

Victor Erice
Victor Erice é um dos mais aclamados realizadores espanhois. Licenciado em Ciência Política pela Universidade de Madrid, formou-se também em cinema, em 1963.
Em 1969 estreou-se como realizador com um filme em três episódios (os outros dois dirigidos por Claudio Guerín e José Luis Egea).

Alcançou um grande impacto com duas obras separadas por um período de dez anos, El espíritu de la colmena (1973), e El Sur (1983), tornando-se um dos realizadores mais sugestivos da nova cinematografia espanhola e um dos mais importantes de sua história.

Depois de mais um longo período de inactividade, rodou em 1992 El sol del membrillo, um filme experimental sobre o pintor Antonio López, que foi premiado no Festival de Cannes.

A pequena dimensão da sua filmografia deve ser atribuída à sua manifesta intenção de não ceder perante um sistema que limita a liberdade de criação. A qualidade do seu trabalho, porém, eleva-se a um nível entre os cineastas espanhóis antes só alcançado por Luis Buñuel, Luis G. Berlanga ou Carlos Saura.
 

Sem comentários: