segunda-feira, 18 de novembro de 2013

55.º Aniversário do Cine lube do Barreiro | Almoço + O Adeus à Brisa, de Possidónio Cachapa (documentário sobre Urbano Tavares Rodrigues)

No próximo dia 25 de Novembro passarão 55 anos sobre a fundação do Cine Clube do Barreiro. Para assinalar a data, e simultaneamente prestar homenagem a Urbano Tavares Rodrigues, recentemente desaparecido, o Cine Clube propõe o seguinte programa para o próximo sábado, dia 23 de Novembro.

13h - almoço-convívio, no restaurante Tasca da Galega (sujeito a inscrição prévia, lugares limitados)

16h - homenagem a Urbano Tavares Rodrigues, com a exibição de O Adeus à Brisa, um documentário de Possidónio Cachapa sobre a obra do escritor, no Cine Clube (ver abaixo mais informações sobre o filme)

17h - bolo e moscatel de convívio no final da exibição do filme

********************



O Adeus à Brisa, de Possidónio Cachapa
Cineclube do Barreiro
Sábado, 23 de Novembro, 16h
Entrada livre





Título original: O Adeus à Brisa
De: Possidónio Cachapa
Género: documentário
Língua original: português
Classificação: M/12
Portugal, 2009, Cor, 55 min.

Sinopse
Um homem fala sobre o seu passado, que se confunde com o da história do seu país. Num discurso comovente, evoca a luta pela liberdade e a sua crença nas revoluções e na supremacia da Beleza. Sentado na sua sala, Urbano Tavares Rodrigues mantém-se o escritor, o resistente, o que acredita no melhor do Homem. E se as coisas em que acreditou nem sempre lhe corresponderam foi porque ainda não tinha chegado o tempo certo. Mas vai haver um mundo novo. Vai haver. No meio do Tempo, Urbano reflecte, enquanto a brisa do sul não cessa de soprar.

Possidónio Cachapa
Possidónio Cachapa é escritor, realizador e argumentista. Após a infância em Évora, vai viver para os Açores, período que inspirou o seu romance O Mar Por Cima, e posteriormente para a Suíça. O seu romance mais conhecido, Materna Doçura, conta a história de Sacha, que perde a mãe de forma trágica antes de conseguir resolver a sua atracção edipiana e que, por isso, a continuará a procurar no corpo de todas as outras mulheres. Noutro dos seus romances, Rio da Glória, o autor conta a história de duas personagens que atravessam o Brasil em busca de respostas às suas questões internas, numa reflexão sobre a condição humana, as práticas religiosas e a busca do sucesso fácil. O seu mais recente livro, O Mundo Branco do Rapaz Coelho, é de 2009, foi. Desenvolve ainda trabalho como argumentista e realizador de curtas e longas-metragens. O seu último filme foi O Nylon da Minha Aldeia, de 2012, adaptado a partir da sua novela com o mesmo título.


Sem comentários: