segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Professor Lazhar, de Philippe Falardeau | 3 de Novembro



Professor Lazhar, de Philippe Falardeau
No âmbito da Quinzena da Educação, da Câmara Municipal do Barreiro, de 25 de Outubro a 8 de Novembro.
Cineclube do Barreiro
Domingos, 3 de Novembro, 16h30
Entrada livre





Título original: Monsieur Lazhar
De: Philippe Falardeau
Género: Comédia, drama
Língua original: francês
Classificação: M/12
Canadá, 2011, Cor, 94 min.

Elenco
Mohamed Fellag, Sophie Nélisse, Émilién Néron, entre outros.

Sinopse
Montereal, Canadá. Bachir Lazhar (Mohamed Fellag) é um imigrante argelino que acaba de ser contratado para substituir uma professora que se suicidou na sala de aula. Num momento em que as crianças atravessam um difícil processo de luto e superação da perda, ninguém poderia imaginar o drama pelo qual passa o novo professor, que corre o risco de ser deportado para o seu país a qualquer momento. E, apesar do enorme fosso cultural entre professor e alunos, vai nascer entre eles uma amizade e respeito profundos, que os ajudará a todos a ultrapassar as suas perdas.
Com argumento e realização de Philippe Falardeau, 'Professor Lazhar' é uma adaptação da peça de Evelyne de la Cheneliere e foi um dos filmes nomeados para o óscar de 'Melhor Filme Estrangeiro'.

Philippe Falardeau
Philippe Falardeau, nascido em 1968, em Hull, no Quebec, é realizador e argumentista. A sua primeira longa-metragem, 'La Moitié gauche du frigo' (2000), recebeu o prémio de 'Melhor Primeiro Filme' no Toronto International Film Festival e uma nomeação para 'Melhor Argumento' no Quebec Awards Jutra. O filme recebeu igualmente o prémio Claude Jutra, no Canadian Genies, em 2001. O filme 'Congorama' recebeu um Genie Award, em 2007, para 'Melhor Roteiro Original'. 'Professor Lazhar' foi nomeado para o Óscar de 'Melhor Filme Estrangeiro'.

Filmografia:

La Moitié gauche du frigo (2000)
Congorama (2006)
C'est pas moi, je le jure! (2008)
Professor Lazhar (2011)
The Good Lie (2013)

Sem comentários: