terça-feira, 12 de março de 2013

Pão Negro | Agustí Villaronga | 16.3 | 16h


Pão Negro, de Agustí Villaronga
Cineclube do Barreiro
Sábado, 16 de Março, 16h
Entrada livre

Título original: Pa negre
De: Agustí Villaronga
Género: Drama
Língua original: catalão
Classificação: M/16
Catalunha, 2010, Cor, 100 min.

Elenco
Francesc Colomer, Marina Comas, Nora Navas, Roger Casamajor, Lluïsa Castell, entre outros

Sinopse
Nos duros anos que se seguiram à Guerra Civil Espanhola, na zona rural da Catalunha, Andreu, um rapaz cuja família pertence ao lado que perdeu a guerra, encontra na floresta os cadáveres de um homem e do seu filho. As autoridades suspeitam que o crime terá sido cometido pelo seu pai, mas o rapaz tudo fará para o declarar inocente e encontrar o verdadeiro culpado. É nestas circunstâncias que Andreu desenvolve uma consciência moral que se opõe à mentira dos adultos. Para sobreviver, trairá as suas próprias raízes e acabará por descobrir o monstro que vive dentro de si mesmo.
O filme recebeu nove Prémios Goya, incluindo o de melhor filme, melhor realizador e melhor argumento adaptado.

Agustí Villaronga
Nascido em 1953, em Maiorca, Agustí Villaronga mudou-se para Barcelona em meados dos anos 1970. A sua carreira dura já desde 1976, como realizador, argumentista e actor. Da sua obra fazem parte quatro curtas-metragens, cinco filmes de ficção, dois filmes de televisão e dois documentários. A impressionante primeira longa-metragem de Villaronga, Tras el cristal (1987), é ainda hoje vista como uma obra controversa. Vários dos seus filmes, como El Niño de la luna (com banda sonora dos Dead Can Dance e Lisa Gerrard num dos principais papeis, de 1989), El mar (2000) e Tolbukhin Aro. En la Mente del Asesino (2002), têm contribuído para o seu crescente reconhecimento internacional.
Os filmes de Agustí Villaronga têm a marca de um estilo muito próprio, sendo atravessados por histórias de luta interior, religião, erotismo, morte e, por vezes, por explosões de horror e violência.

Sem comentários: