segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Rei Sem Coroa – Fernando Maurício | Diogo Varela Silva | 6.4 | 16h


O Rei Sem Coroa – Fernando Maurício, de Diogo Varela Silva
Cineclube do Barreiro
Sábado, 6 de Abril, 16h
Entrada livre

A sessão contará com a presença do realizador, Diogo Varela Silva, que participará numa conversa sobre o filme logo a seguir à exibição.

Título original: O Rei Sem Coroa – Fernando Maurício
De: Diogo Varela Silva
Género: Documentário
Língua original: português
Classificação: M/12
Portugal, 2011, Cor, 60 min.

Sinopse
Documentário de Diogo Varela Silva sobre a vida e obra de Fernando Maurício, por muitos apelidado como o Rei do Fado. Maurício foi, sem sombra de dúvida, um dos maiores fadistas da sua geração. No entanto, e após a sua morte, incorre no maior destino dos artistas nacionais, o de não ficar inscrito na memória colectiva do seu povo. É verdade que Maurício nunca será esquecido dentro do seu meio, e que é referência para muitas das vozes que hoje alimentam a continuidade do fado. Mas, também, é verdade que tirando a sua obra discográfica, muito pouco, ou quase nada ficou registado para que não o esqueçamos.
A realização deste documentário procurou possibilitar o estudo e o entendimento da verdadeira importância que Fernando Maurício teve para a canção de Lisboa. O Rei Sem Coroa faz um percurso pela vida e carreira de Fernando Maurício, desde a Rua do Capelão, onde ele nasceu e a Severa viveu, até à última casa de fados onde ele cantava, «Os Ferreiras».
O Bairro da Mouraria é abordado como a principal escola do Maurício enquanto homem, sendo que para o Diogo Varela Silva «há uma certa analogia entre um bom fadista e um bom boxeur, ambos têm de vir de um certo meio, de uma certa vivência, para conseguirem ter aquela força interior, e a Mouraria, bem como a sua infância vivida neste bairro, deram essa força, essa garra, ao Fernando Maurício.
Neste documentário é abordada, igualmente, a grande capacidade técnica e estilo que Maurício trouxe para o fado, técnicas essas que ainda hoje são usadas e estudadas por muitos fadistas. Este filme foi uma co-produção da EGEAC e da RTP2.

Diogo Varela Silva
Diogo Varela Silva nasceu em Lisboa em Novembro de 1971 e é formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com a especialização em Produção Cinematográfica.
Filmografia:
2010 A Minha Rua (curta-metragem documental). Festival Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira 2011, Shortcutz Lisboa e Shortcutz Porto 2011, vencedor do Melhor Documentário de 2011 no Shortcutz Lisboa.
2010 Fado Celeste (documentário). Filme de encerramento da Festa do Fado, das Festas da Cidade de Lisboa em 2011, 1.º Festival de Fado de Madrid 2012, exibido na RTP2 e RTP Internacional, lançado em DVD em 2013.
2011 O Rei Sem Coroa (documentário). Filme de abertura da Festa do Fado, das Festas da Cidade de Lisboa em 2012, exibido na RTP2 e RTP Internacional e será presença no 2.º Festival de Fado de Madrid em 2013.
2012 Poeta en Si Mayor (documentário). 16.º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, Uruguai, 2013.
2012 O Fado da Bia – Bia´s Fado (documentário). Filme de abertura da Festa do Fado, das Festas da Cidade de Lisboa em 2013, doclisboa 2012 secção Heart beat, 16.º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, Uruguai 2013, exibido na RTP2 e RTP Internacional.

Sem comentários: