segunda-feira, 4 de maio de 2015

Lisboetas, de Sérgio Tréfaut

Lisboetas, de Sérgio Tréfaut
Exibição integrada no VI Festival Encontros
10 de Maio | 17h
Cine Clube do Barreiro

Conversa a seguir à exibição, com comentário de Bruno Peixe Dias (investigador do CFUL)


Lisboetas
De: Sérgio Tréfaut
Género: Documentário
Classificação: M/6
Portugal, 2004, cor, 100 min.

Sinopse
‘Lisboetas’ é um documentário político sobre a vaga de imigração que no início do novo século mudou Portugal. É o retrato de um momento único em que o país e a cidade entraram num processo de transformação irreversível. Trata-se de um filme que rejeita o habitual tratamento jornalístico e aborda a experiência humana dos imigrantes da grande Lisboa de um ponto de vista cinematográfico.
‘Lisboetas’ é uma janela secreta sobre novas realidades: modos de vida, mercado de trabalho, direitos, cultos religiosos, identidades. É uma viagem a uma cidade desconhecida, a lugares onde nunca fomos e que estão aqui. É um retrato por dentro. A palavra é dada aos recém-chegados. Talvez por isso, como escreveu a crítica do ‘Público’ Kathleen Gomes, «os estrangeiros aqui somos nós».
‘Lisboetas’ não é um filme dogmático, mas é um filme incómodo e que deixa muitas questões em aberto – porque é difícil avaliar o quanto tudo mudou e ainda pode mudar.

Trailer: http://vimeo.com/79807450.
Todas as informações biográficas e cinematográficas sobre Sérgio Tréfaut podem ser consultadas em www.sergiotrefaut.com.

Sem comentários: