segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Santos dos Últimos Dias, de Leonor Noivo

Santos dos Últimos Dias, de Leonor Noivo

Cine Clube do Barreiro
1 de Fevereiro | 17h


Santos dos Últimos Dias
De: Leonor Noivo
Género: Documentário
Classificação: M/6
Portugal, 2009, Cor, 56 min.

Sinopse
Andam aos pares de porta em porta e entram nas casas de quem os quer ouvir. Discutem as questões da fé, da família, do recato, da religião, da existência. O modelo que perseguem assemelha-se a uma prova pessoal, iniciática, durante os dois anos que passam longe de casa. Os Elderes e as Sisters, jovens missionários do movimento Mórmon, saem do seu país, estudam outra língua e outra cultura, absorvidos por esse espírito de missão. Aspiram ser os exemplos dos rapazes e raparigas perfeitos.

Nota de intenções (pela realizadora)
'Santos dos Últimos Dias' é um filme sobre os jovens missionários do movimento Mórmon, os Elders e as Sisters. O modelo que estes jovens perseguem assemelha-se a uma prova pessoal, iniciática, durante os dois anos que passam longe de casa. Saíram do seu país para estudar outra língua e outra cultura, absorvidos por esse espírito de missão. Hoje discutem as questões da fé, da família, da religião, da existência, aspirando a ser os exemplos dos rapazes e raparigas perfeitos. Neste filme, como nos anteriores, volto a olhar para um grupo e para a forma como este se organiza. Esta é uma instituição que preza a ordem e o auto-controle, que aprofunda as regras de comunicação, assumindo por vezes a encenação como necessária, para levar a sua mensagem às pessoas. Todo o processo de aproximação a este grupo obrigou-me a entender as suas regras e a compreender os seus desfasamentos, descobrindo e construindo outras possibilidades de comunicação. Mais do que falar sobre a instituição, este filme fez-me chegar também àqueles a quem os missionários procuravam levar a mensagem. O filme acaba por assumir esses dois caminhos que raramente se cruzam. O das pessoas, em busca da fé, da salvação, de companhia. E o dos missionários que se esforçam, com escrituras e ensinamentos, para as doutrinar. O contraste é evidente. De novo, uns e outros, à procura de uma razão no que é irracionalizável, à procura de uma forma de organizar o mundo.

Leonor Noivo
Leonor Noivo estudou Arquitectura e Fotografia antes de ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema, em 1997, onde se especializou em Montagem e Realização. Frequentou em 2006 o curso de Realização de Documentários (Ateliers Varan) na Fundação Calouste Gulbenkian. Desde 1999 é anotadora e assistente de realização em filmes de ficção e documentários, tendo trabalhado com João Botelho, José Nascimento, Rui Simões, Pedro Caldas, João Pedro Rodrigues, Luís Filipe Rocha, Christine Reeh, entre outros. Realizou os filmes 'Macau Aparte', em 2001, 'Salitre', em 2005, 'Assembleia e Excursão', em 2006, 'Santos dos Últimos Dias' e 'Escola Básica 26', em 2009, e 'A Cidade e o Sol', em 2012. Pertence ao colectivo de realizadores Golpe Colectivo e à produtora TERRATREME.

Sem comentários: