segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dia do Professor | A Educação Proibída, de Germán Doin, seguido de debate


Dia do Professor | A Educação Proibída, de Germán Doin, seguido de debate
5 de Outubro | 16h | Cine Clube do Barreiro | Entrada livre

A Educação Proibída | La educación prohibida
De: Germán Doin
Género: Documentário
Classificação: M/12
Língua original: castelhano
Argentina (filmado em oito países da América Latina), 2012, Cor, 141 min.




Sinopse
Este documentário, produzido no ano de 2012, questiona a escolarização moderna e propõem um novo modelo educativo. O actual sistema «prussiano», com origem no padrão militar de educação da Prússia, no século XVIII, tem como objectivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear. As escolas são colocadas no mesmo patamar das fábricas e das prisões, com os seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas.
Ou seja, o sistema educativo vigente acaba por reflectir verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem cidadãos «amestrados» para servir ao sistema; deste modo, qualquer metodologia educacional que procure algo diferente será «proibida».
Esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. A sua principal falha está num projecto que não leva em consideração a natureza da aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e as relações humanas no desenvolvimento individual e colectivo.
Este documentário é o resultado de mais de 90 entrevistas, realizadas em oito países, através de 45 experiências educativas não convencionais e um total de 704 co-produtores. Um projecto completamente independente e de uma magnitude sem precedentes, o que explica a necessidade latente do crescimento e do surgimento de novas formas de educação.
Toda a informação sobre o filme em www.educacionprohibida.com.

Sem comentários: