segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ao Sabor da Ambição | Wong Kar-wai | 23.2 | 16h


Ao Sabor da Ambição, de Wong Kar-wai
Cine Clube do Barreiro
23 de Janeiro, 16h
Entrada livre

Título original: Wong gok ka moon (título internacional: As Tears Go By)
De: Wong Kar-wai
Género: Drama
Classificação: M/16
Hong Kong, 1988, Cor, 95 min.

Elenco
Andy Lau Tak-wah, Maggie Cheung, Jacky Cheung Hok-yau, Alex Man Chi-leung, Ronald Wong, entre outros

Sinopse
A história de dois amigos do submundo – Wah e Fly – que têm em comum a falta do amor e carinho de uma família. Wah, uma espécie de irmão mais velho de Fly, apesar do seu carácter cruel e frio, já foi um tipo sentimental e de bom coração. Fly tornou-se demasiado ambicioso, estando pronto a sacrificar tudo, mesmo a sua vida, em troca de um dia de glória.
Apesar de se inscrever no tom duro dos filmes de gangsters de Hong Kong dos anos 1980, Ao Sabor da Ambição, a primeira longa-metragem de Wong Kar-wai, é também uma das mais auspiciosas estreias do cinema internacional, lançando as sementes de um cinema romântico e invulgar em termos visuais que é hoje a imagem de marca e do génio do aclamado realizador.

Wong Kar-wai
Nascido em Xangai, Wong Kar-wai emigrou para Hong Kong aos cinco anos. Vindo do continente e falando apenas mandarim, passou por um período difícil de adaptação ao dialecto cantonês falado em Hong Kong, passando horas em salas de cinema com a sua mãe. Depois de se licenciar na Universidade Politécnica de Hong Kong em design gráfico, em 1980, matriculou-se no Curso de Formação de Produção organizado pela Limited (TVB) de Hong Kong e tornou-se um escritor de televisão a tempo inteiro, iniciando a sua carreira de realizador uns anos mais tarde.
O seu primeiro filme – As Tears Go By (1988) – recebeu elogios da crítica, tendo sido caracterizado como uma visão elaborada do cinema sobre a máfia oriental, tão popular em Hong Kong nos anos 1980. No seu segundo filme, Days of Being Wild (1991), começou a construir o seu estilo sensual de narração, mostrando uma bela perspectiva sobre Hong Kong dos anos 1970, que recuperaria mais tarde em In the Mood for Love (2000) e 2046 (2004). Depois veio Ashes of Time (1994), um filme de artes marciais, mas com poucas artes marciais e mais centrado no desenvolvimento de uma história dramática. Chungking Express (1994), um filme rodado em duas semanas, foi elogiado por Quentin Tarantino e Cahiers du Cinéma, dando a conhecer Wong Kar-wai no Ocidente.
Em 1997 viria a ser o primeiro realizador chinês a receber a Palma de Ouro de Cannes, pelo filme Happy Together (1997). Depois de 2046, fez a sua primeira incursão no cinema ocidental, trabalhando nos Estados Unidos em My Blueberry Nights, com Norah Jones, que abriu o Festival de Cannes de 2007. Em 2013 estreou The Grandmaster, um filme de época sobre Yip Man, mestre de Kung Fu de Bruce Lee. O filme abriu a 63.ª edição do Festival de Cinema de Berlim.

Sem comentários: