Ao Sabor da Ambição, de Wong Kar-wai
Cine Clube
do Barreiro
23 de Janeiro,
16h
Entrada livre
Título
original: Wong gok ka moon (título internacional: As Tears Go By)
De: Wong
Kar-wai
Género: Drama
Classificação:
M/16
Hong Kong, 1988,
Cor, 95 min.
Elenco
Andy Lau Tak-wah, Maggie
Cheung, Jacky Cheung Hok-yau, Alex Man Chi-leung, Ronald
Wong, entre outros
Sinopse
A
história de dois amigos do submundo – Wah e Fly – que têm em comum a falta do
amor e carinho de uma família. Wah, uma espécie de irmão mais velho de Fly,
apesar do seu carácter cruel e frio, já foi um tipo sentimental e de bom
coração. Fly tornou-se demasiado ambicioso, estando pronto a sacrificar tudo,
mesmo a sua vida, em troca de um dia de glória.
Apesar
de se inscrever no tom duro dos filmes de gangsters
de Hong Kong dos anos 1980, Ao Sabor da
Ambição, a primeira longa-metragem de Wong Kar-wai, é também uma das mais
auspiciosas estreias do cinema internacional, lançando as sementes de um cinema
romântico e invulgar em termos visuais que é hoje a imagem de marca e do génio
do aclamado realizador.
Wong Kar-wai
Nascido em Xangai, Wong Kar-wai emigrou para Hong
Kong aos cinco anos. Vindo
do continente e falando apenas mandarim, passou por um período difícil de
adaptação ao dialecto cantonês falado em Hong Kong, passando horas em salas de
cinema com a sua mãe. Depois
de se licenciar na Universidade Politécnica de Hong Kong em design gráfico, em 1980, matriculou-se
no Curso de Formação de Produção organizado pela Limited (TVB) de Hong Kong e tornou-se
um escritor de televisão a tempo inteiro, iniciando a sua carreira de
realizador uns anos mais tarde.
O seu primeiro filme – As Tears Go By (1988) – recebeu elogios da crítica, tendo sido caracterizado
como uma visão elaborada do cinema sobre a máfia oriental, tão popular em Hong
Kong nos anos 1980. No
seu segundo filme, Days of Being Wild
(1991), começou a construir o seu estilo sensual de narração, mostrando uma
bela perspectiva sobre Hong Kong dos anos 1970, que recuperaria mais tarde em In the Mood for Love (2000) e 2046 (2004). Depois
veio Ashes of Time (1994), um filme
de artes marciais, mas com poucas artes marciais e mais centrado no
desenvolvimento de uma história dramática. Chungking
Express (1994), um filme rodado em duas semanas, foi elogiado por Quentin
Tarantino e Cahiers du Cinéma, dando
a conhecer Wong Kar-wai no Ocidente.
Em
1997 viria a ser o primeiro realizador chinês a receber a Palma de Ouro de Cannes, pelo filme Happy Together (1997). Depois
de 2046, fez a sua primeira incursão
no cinema ocidental, trabalhando nos Estados Unidos em My Blueberry Nights, com Norah Jones, que abriu o Festival de
Cannes de 2007. Em 2013 estreou The
Grandmaster, um filme de época sobre Yip Man, mestre de Kung Fu de Bruce
Lee. O filme abriu a 63.ª edição do Festival de Cinema de Berlim.
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