terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pedro e o Lobo | 27.10 | 11h | Biblioteca Municipal

ANIMA | CINEJUNIOR

(programação regular para crianças)

27 de outubro | 11h | Auditório da Biblioteca Municipal 
Entrada livre


Pedro e o Lobo





Pedro e o Lobo é uma história infantil contada através da música. Foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objectivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. Cada personagem da história (o Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, o pato [ou pata, em algumas versões], o gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente.
Suzie Templeton realizou uma adaptação moderna do conto de Pedro e o Lobo, recorrendo a  animação stop-motion. É incomum na sua falta de qualquer diálogo ou narração, sendo a história apresentada  unicamente com imagens e som, interrompida por períodos de silêncio sustentado. A banda sonora é executada pela Philharmonia Orchestra de Londres e o filme teve a sua estreia com um acompanhamento ao vivo da orquestra no Royal Albert Hall em Londres.
O filme ganhou diversos prémios,  incluindo o Óscar de Melhor Curta-Metragem (animação) em 2008.

Sinopse:
Pedro é um rapaz discreto, solitário, impedido de ir à floresta pelo seu  avô protector, tendo como seu único amigo um pato. Quando um lobo ameaça o seu amigo pato – bem como o gato gordo do seu avô e um pássaro com a asa partida de que Pedro se tornou amigo – Pedro corajosamente tenta apanhar  o lobo. O Avô, o povo da aldeia e os caçadores que têm antagonizado Pedro figuram todos no desenlace final.

Realização: Suzie Templeton
Música: Sergei Prokifiev
Reino Unido/Polónia/Noruega, 2006
Duração: 29 min
Classificação: M/6

Sem comentários: