quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Há Festa na Aldeia - Jacques Tati (19 de Agosto, 21h30, Pq. Catarina Eufémia)



Ficha do evento @ Facebook

Ficha Técnica


Título: Há Festa na Aldeia
Título original: Jour de fête
Realização: Jacques Tati
Argumento: Jacques Tati, Henri Marquet, René Wheeler
Filmagens: 1947
Estreia (versão a preto e branco): 1949
Restauro da versão a cores: 1995
País: França
Duração: 80 min.
Género: Humor
Classificação: M/12
Intérpretes: Guy Decomble, Jacques Tati, Paul Frankeur, Santa Relli
Site: IMDb



Sinopse:

A pequena aldeia de Sainte-Sévère prepara-se para a festa anual. As ruas estão enfeitadas com flores e bandeiras. Os forasteiros chegam com as suas caravanas para montar o carrocel, a lotaria, o cinema ambulante e as barracas de tiros. A esplanada do café está pronta a acolher o baile popular. Entretanto, alguns dos habitantes brincam com o carteiro François, embriagando-o e levando-no a assistir a um filme sobre os métodos revolucionários de distribuição de correio nos Estados Unidos. E François resolve pôr em prática algumas das ideias do filme, para tornar o seu trabalho mais produtivo...



Comentário:

Nesta sua primeira longa-metragem, onde Jacques Tati explora o "conflito" entre as tradições populares da França provinciana e o progresso e a modernidade do pós-2ª Guerra Mundial, foi utilizada uma película a cores do processo Thomson Color. Contudo, por precaução, filmou simultaneamente com uma segunda câmara, com película a preto e branco.
Por ser um processo a cores experimental, não lhe foi possível revelar a película e Tati decidiu utilizar a versão a preto e branco, que estreou em 1949. Descontente com o resultado, em 1964, o realizador lança uma nova versão do filme, com novas filmagens e chegando mesmo a pintar à mão alguns dos planos. Finalmente, em 1995 é lançada uma versão restaurada do filme a cores.



.

Sem comentários: