sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Remember, Kung Fu? (8 e 9 Novembro, AMAC)


O programa Remember, Kung Fu?, resultando de uma parceria entre o Cineclube do Barreiro e a ACT, é constituído por um conjunto de 4 filmes de uma época extremamente criativa e bem sucedida do cinema de Hong Kong.
De facto, o período entre o final dos anos 60 e a primeira metade dos anos 80 foi de extraordinária importância e impacto, tendo dado a conhecer a todo o mundo a beleza e o assombro dos filmes de Kung Fu.
Entre os mais acérrimos entusiastas de filmes como “The Five Venoms” ou “Blood Brothers” encontram-se realizadores da importância de John Woo, Ang Lee ou Quentin Tarantino.
Os filmes serão exibidos no AMAC durante o próximo fim de semana (8 e 9 de Novembro) com sessões, em ambos os dias, às 18h00m e às 21h30m.
A entrada é gratuita.

A 36ª Câmara de Shaolin - Chia-Liang Liu, 1978 (8 Novembro, 18h00m)
É um clássico da Shaw Brothers que conta a história de San Te, um homem que pretende lutar contra os Manchus e que, quando sua escola é descoberta e todos os seus alunos passam a ser perseguidos, não vê outra saída a não ser treinar Kung Fu na melhor escola, O Templo Shaolin!
Aos poucos, San Te vai deixando de ser um leigo e torna-se num verdadeiro mestre! Cada treino vale por si e ficaremos a conhecer o tipo de exercício em cada uma das 35 câmaras... E a 36? Pois é, essa vocês só irão conhecer depois de ver o filme!



Regresso à 36ª Câmara de Shaolin - Lau Kar-Leung, 1980 (8 Novembro, 21h30m)
Um jovem recém saído da prisão, Chou Jen Chieh (Gordon Liu), faz-se passar pelo famoso monge shaolin San Te com o objectivo de levar vários patrões a tratar os seus trabalhadores de forma justa.
Quando a farsa de Chieh é descoberta, este decide juntar-se ao mosteiro shaolin, procurando assim tornar a sua história verdadeira. Mas o abade do templo é San Te, que reconhece enormes potencialidades no jovem...



O Templo Shaolin - Chang Hsiu Yen, 1982 (9 Novembro, 18h00m)
Partindo de uma história veridica do folclore shaolin, o filme conta a história da traição do Imperador Tang por um dos seus generais (o qual se instala como Imperador na Capital do Leste) e do filho de um trabalhador que, decidindo vingar a traição e a morte do seu pai, foge para o templo shaolin para, com o auxilio dos monges, aprender Kung Fu.
Os monges darão o seu contributo e, entre várias peripécias, o imperador Tang acaba por ser salvo.


Os Cinco Venenos - Chang Cheh, 1978 (9 Novembro, 21h30m)
Quando o moribundo mestre do Clã Veneno (Poison Clan) se apercebe que as técnicas que ensinou durante a sua vida estão a ser usadas para fins perversos, confia ao seu último pupilo, Yan Tieh, a tarefa de encontrar um antigo membro do clã e de avisá-lo de que a sua fortuna e vida estão sob a ameaça de cinco dos seus antigos alunos, cada um deles especialista numa técnica mortal de combate.

Sem comentários: