segunda-feira, 10 de março de 2008

À Prova de Morte / Planeta Terror - Q. Tarantino, R. Rodriguez (12 Março, Quarta-feira, 21h30m - AMAC)



O Cine Clube do Barreiro procurará, na próxima quarta-feira (12 Março) recriar, na medida do possível, o objectivo que Tarantino e Rodriguez idealizaram quando realizaram À Prova de Morte e Planeta Terror. Mostrá-los numa única sessão. Quase um único filme.
É claro que nos faltarão os falsos thrailers e que as versões a exibir serão ligeiramente mais longas que as exibidas originalmente nos Estados Unidos.
Contudo, será seguramente uma experiencia inesquecivel.


À Prova de Morte


O filme é sobre Stuntman Mike (Kurt Russel), um psicopata que persegue e assassina jovenzinhas inocentes usando para isso o seu carro à prova de morte. Isto podia muito bem ser uma sinopse de um daqueles filmes de terror de segunda que Tarantino aprecia – e quer homenagear com esta obra. Mas a verdade é que se ele copia alguém é a ele próprio.

À Prova de Morte é Tarantino puro: diálogos eloquentes que nos deixam hipnotizados; referências à cultura pop anglo-saxónica e uma banda sonora recheada de belos momentos musicais que prometem tornar-se autênticos clássicos. Para além disso, Stuntman Mike nunca é representado no filme como um qualquer boogeyman monstruoso, mas antes como uma personagem interessante e cheia de carisma tão típica do cinema de Tarantino. Carisma que é todo transmitido pelo desempenho de classe do veterano Kurt Russel.


Planeta Terror

A última esperança da Humanidade... é uma arma super potente!

Robert Rodriguez, co-realizador de “SIN CITY”, traz-nos agora “PLANETA TERROR”, uma visão retro-futurista do horror, arejada, despojada e envelhecida até à perfeição.
Em “PLANETA TERROR”, o casal de médicos William e Dakota Block (Josh Brolin e Marley Shelton) descobrem que a cidade está inundada de gente infectada com feridas gangrenadas e um suspeito olhar vazio nos seus olhos.
Entre os feridos está Cherry (Rose McGowan), uma bailarina de strip-tease cuja perna foi arrancada do corpo durante um ataque na estrada. Wray (Freddy Rodriguez), o seu ex-namorado, está ao seu lado, a protegê-la.
Cherry pode estar de rastos, mas ainda não dançou pela última vez.
Enquanto os inválidos se tornam cada vez mais agressores enraivecidos, Cherry e Wray lideram um grupo de guerreiros acidentais pela noite dentro, empurrando-os para um destino que deixará milhões infectados, inúmeros mortos e um pequeno grupo de sortudos tentando encontrar o último lugar seguro no PLANETA DO TERROR.

Para mais informação: www.grindhousemovie.net ou imdb.com/title/tt0462322/

1 comentário:

Caleb disse...

Foi sem dúvida uma experiência interessante, embora cansativa (não é todas as noites que se fazem 3 intervalos no cinema). O "Planeta Terror" é uma festa para os amantes de filmes zombie, ficando só atrás do Brain Dead (1992), como filme mais gore de sempre. O "À Prova de Morte" é mais um filme ao bom velho estilo do Tarantino.

Se ficaram curiosos porque é que o filme se chama "Grindhouse", fiquem sabendo é um conceito americano de cinema popular nos anos 60/70, onde se passam dois ou mais filmes, tipicamente de série B, a um preço de um único filme. Embora não conhecesse o nome, já vi este conceito em 2006, no "Trash Film Fest II", realizado no "Ultima Sé" bar, em Alfama. Aí tive a oportunidade de ver Zombi 2 (1979) e rever The Evil Dead (1981).