segunda-feira, 24 de março de 2014

Às Cinco da Tarde, de Samira Makhmalbaf | 30 de Março



Às Cinco da Tarde, de Samira Makhmalbaf
Cineclube do Barreiro
Domingo, 30 de Março, 17h

Título original: Panj é asr

Realização: Samira Makhmalbaf
Género: Drama
Língua original: persa
Classificação: M/12
Irão/Afeganistão/França, 2003, cor, 105 min.

Elenco
Agheleh Rezaie, Abdolgani Yousefrazi, Razi Mohebi, Marzieh Amiri.

Sinopse
'Às Cinco da Tarde' é um premiado filme iraniano-afegão de 2003 realizado e co-escrito por Samira Makhmalbaf. Este é o terceiro trabalho da realizadora iraniana.
O filme passa-se nas ruínas bombardeadas de Cabul e conta a história da ambiciosa Noqreh, uma jovem que procura estudar no Afeganistão após a queda do regime talibã. Ao inscrever-se na escola às escondidas, devido a oposição do seu pai, Noqreh descobre a poesia do espanhol Federico García Lorca (de onde vem o título do filme) e começa a ser incentivada por professores e ex-exilados para se tornar a primeira presidente do país – que até dois anos antes proibia as mulheres de frequentar a escola. Noqreh passa sonhar com a ideia, mas tem de lidar com a dura realidade do seu país e da sua família.

Samira Makhmalbaf
Samira Makhmalbaf, nascida a 15 de Fevereiro de 1980 em Teerão, no Irão, é uma cineasta e argumentista iraniana, filha dos igualmente cineastas Mohsen Makhmalbaf e Marzieh Meshkini. Também a sua irmã, Hana Makhmalbaf, é realizadora. Samira faz parte do chamado movimento 'new wave' do cinema iraniano.
Deixou a escola quando tinha 14 anos, para estudar durante cinco na escola de cinema fundada pelo seu pai, a Makhmalbaf Film House. Realizou a sua primeira longa-metragem, 'The Apple', aos 17 anos. No ano seguinte, o filme fez parte da selecção oficial do Festival de Cannes, o que tornou Samira a mais jovem cineasta a competir num festival internacional. O filme foi lançado em mais de 30 países e passou em mais de 100 festivais de cinema internacionais.
Em 1999, Samira realizou a sua segunda longa-metragem, 'Blackboards', que também competiu no Festival de Cannes 2000, tendo recebido o Prémio do Júri.
O filme seguinte, 'Às Cinco da Tarde', foi filmado em Cabul, a cidade onde Samira viveu em 2003. O seu último filme, 'L' enfant Cheval', também foi rodado no Afeganistão, em 2008, com argumento do seu pai.
Em 2003, o diário britânico The Guardian considerou Samira Makhmalbaf uma das 40 maiores cineastas internacionais no activo.


Sem comentários: