segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Laço Branco | Michael Haneke | 23 de Junho



O Laço Branco, de Michael Haneke
Cineclube do Barreiro
Domingo, 23 de Junho, 18h
Entrada livre




Título original: Das weiße Band
De: Michael Haneke
Género: Drama
Língua original: alemão
Classificação: M/16
Alemanha, 2009, p/b, 144 min.

Elenco
Leonie Benesch, Josef Bierbichler, Rainer Bock, Christian Friedel, Burghart Klaussner, Steffi Kühnert, Ursina Lardi.

Sinopse
A acção decorre numa aldeia protestante do Norte da Alemanha, nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, que subitamente é assolada por vários incidentes que agitam a população. O relato desses misteriosos episódios é feito por um narrador que presenciou alguns deles. Esse narrador é o professor da escola da aldeia, que ao fim de tantos anos tenta encontrar razões para esses actos e para os acontecimentos posteriores que afectaram o seu país. De acordo com Haneke, este filme é sobre «a origem de todo o tipo de terrorismo, seja ele de natureza política ou religiosa», ou seja, reflecte os primórdios do nazismo.
O Laço Branco, com a sua fotografia a preto e banco, é, segundo alguns críticos, uma homenagem a Andrei Tarkovsky, um dos cineastas preferidos de Haneke. A utilização do preto e o branco traduz uma metáfora à consciência humana. O laço branco é um símbolo de inocência e pureza, é colocado nalgumas crianças delinquentes da aldeia, como lembrança do pecado e servindo de castigo. Recebeu a Palma de Ouro em Cannes, em 2009.

Michael Haneke
Michael Haneke é um realizador austríaco, nascido em 1942 em Munique, na Baviera. Faz trabalhos para a televisão desde 1974 e estreou-se no cinema em 1989 com o filme Der Siebente Kontinent. Atingiu o sucesso internacional com La Pianiste, em 2001, e Le Temps du Loup, em 2003.
Na 62.ª edição do Festival de Cannes, recebeu, no dia 24 de Maio de 2009, a Palma de Ouro de Melhor Filme com Das Wiesse Band (O Laço Branco).
 

Sem comentários: