terça-feira, 14 de maio de 2013

Elena | Andrey Zvyagintsev | 18 de Maio


Elena, de Andrey Zvyagintsev
Cineclube do Barreiro
Sábado, 18 de Maio, 18h
Entrada livre

Título original: Elena
De: Andrey Zvyagintsev
Género: Drama
Língua original: russo
Classificação: M/12
Rússia, 2009, Cor, 109 min.

Elenco
Nadezhda Markina, Elena Lyadova, Andrey Smirnov, Alexey Rozin

Sinopse
Elena e Vladimir conheceram-se tardiamente na vida mas, apesar dos passados bem distintos, formam um casal sólido. Enquanto Vladimir é abastado e frio. Elena provém de um meio modesto e é uma esposa dócil. O filho de Elena está desempregado e, incapaz de sustentar a sua própria família, pede-lhe constantemente dinheiro. A filha de Vladimir, uma jovem despreocupada, tem uma relação distante com o pai. Um dia Vladimir sofre um ataque cardíaco e fica internado no hospital, onde se apercebe de que tem pouco tempo de vida. Um breve mas terno encontro com a filha leva-o a tomar uma importante decisão: ela será a única herdeira da sua fortuna. De volta a casa, anuncia a decisão a Elena, destruindo as suas esperanças de ajudar o filho. A dona de casa tímida e submissa trata de conceber um plano para conseguir proporcionar ao filho e aos netos uma oportunidade na vida. Distinguido com o Prémio Especial do Júri do Festival de Cannes, em 2011.

Andrei Zvyagintsev
Actor e realizador russo, Andrei Zvyagintsev ficou conhecido pela sua estreia muito bem sucedida na realização do premiado The Return (2003). Nascido em 1964, numa cidade do Norte de Novisibirsk, formou-se na Escola de Actores Novosibirsk em 1984. No início de 1990, chegou a Moscovo. De 1992 a 2000, participou numa série televisiva e em numerosos e filmes, mas sem resultados significativos. Até que lhe foi oferecido um emprego como realizador na REN TV, uma produtora independente. The Return – um filme de orçamento reduzido – acabou por ser um grande sucesso para Zvyagintsev e um triunfo internacional do cinema russo. O filme recebeu o Leão de Ouro do Festival de Veneza, em 2003, sendo o primeiro filme russo a receber esse prémio.
A sua segunda longa-metragem, The Banishment, estreou no Festival de Cannes de 2007 e foi nomeada para a Palma de Ouro. O seu último filme, Elena, que estreou em 2011 no Festival de Cannes, recebeu o Prémio do Júri.

Sem comentários: