quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Tonari no Totoro | 3.11 | 11h | Biblioteca Municipal


ANIMA | CINEJUNIOR
(programação regular para crianças)

3 de Novembro | 11h | Auditório da Biblioteca Municipal
Entrada livre

Tonari no Totoro


Obra-prima de Miyazaki Hayao, cuja tendência para criar histórias adequadas para um público da mesma idade das suas personagens centrais revela um enorme e inato talento para conseguir igualmente seduzir os mais velhos.
Tonari no Totoro é o seu filme mais marcadamente «infantil», contém uma narrativa simples, quase linear, onde o conflito é praticamente inexistente ou, pelo menos, insignificante. Não há «mal» em lado algum.
Inspirado em imagens da própria infância de Miyazaki – cuja mãe esteve internada num hospital com tuberculose – e com a influência de obras como Alice no País da Maravilhas, de Lewis Carroll (o gato, a invisibilidade das criaturas, a toca...), Tonari no Totoro é uma viagem deslumbrante ao mundo das crianças, onde o real por vezes se confunde com as memórias de sonhos a que nunca conseguiremos voltar. A atmosfera e a magia do filme é, em grande parte, enaltecida pela excelente música de Hisaishi Jo, e há também que referir que as canções são mesmo muito bonitas (só é pena não estarem legendadas nesta edição).
A criatura que se tornou o símbolo do Studio Ghibli é um dos objectos de marketing mais rentáveis de sempre. No início dos anos 1990, o sucesso de vendas foi esmagador e os resultados financeiros praticamente suficientes para sustentar o estúdio.

Sinopse:
Satsuki (Hidaka), de dez anos, e a irmã, a pequena Mei (Sakamoto), de quatro, mudam-se com o Pai (Itoi) para a nova casa no campo. O Pai trabalha na universidade, na cidade, mas a mãe (Shimamoto, a voz de Nausicaä e de Clarisse de The Castle of Cagliostro) está doente no hospital e a demora em ter alta preocupa as meninas. Um dia, enquanto brinca sozinha no campo que circunda a casa, Mei depara-se com uma pequena criatura que, assim que se apercebe que foi detectada, imediatamente se torna invisível. Perseguindo o estranho ser e um amigo maiorzinho, Mei vai conhecer Totoro, um bicho grande e peludo, uma espécie de cruzamento entre um gato e um urso (e que faz uns bonecos de peluche muito engraçados).


Realização: Miyazaki Hayao
Género: Animação
Japão, 1988
Duração: 87min.
Classificação: M/6

Sem comentários: