domingo, 15 de abril de 2012

Na passagem dos 38 anos do 25 de Abril, o cineclube apresenta «Torre Bela», de Thomas Harlan

Na passagem dos 38 anos do 25 de Abril, o cineclube apresenta

Torre Bela

Cine Clube do Barreiro

(Av. Almirante Reis, 111 – junto à sede dos Penicheiros)

21.04.2012, sábado, 16h


Origem: Portugal, Itália, Alemanha

Ano: 1977

Língua: Português

Cor: Cor e p/b

Género: Documentário histórico (cinema militante)

Duração: 80 m.

Classificação: M/12

Realização: Thomas Harlan

Sinopse: Torre Bela, velha propriedade do Duque de Lafões, uma herdade do Ribatejo com dois mil hectares, a maior herdade murada de Portugal, é ocupada por trabalhadores agrícolas sem trabalho nem terra, que, num dos momentos quentes do PREC, decidem organizar-se em cooperativa. Todos vêem nessa ilegítima apropriação um legítimo modo de reabilitação social. Sentem estar a contribuir com a sua experiência para o processo revolucionário em curso.

Em causa estão terras incultas desde 1961, que os ocupantes, residentes das povoações de Manique do Intendente, de Macussa (Azambuja) e da Lapa (Cartaxo), pretendem explorar para produzir géneros de primeira necessidade. O processo é seguido passo a passo num filme que passo a passo se inventa, procurando decifrar o significado profundo de um gesto que excede o social, as questões de classe, e que outras personagens descobre, além daqueles que à partida tem em foco: «a base».

Entre outros militantes do cinema e muitos repórteres de televisão, encontra-se em Portugal em 1975 Thomas Harlan. Realiza, apoiado pela Agência Francesa de Imagens (a primeira agência francesa independente de fotografia), um filme sobre o papel do exército português na Revolução dos Cravos. Decide fazê-lo no prosseguimento de um projecto que inclui trabalho feito antes visando o papel do exército chileno de Pinochet. Durante as filmagens feitas numa das assembleias do regimento de artilharia RAL I, em Sacavém, num momento crítico do PREC, um soldado faz um relatório sobre o movimento camponês e revela a ocupação iminente das propriedades da família real de Bragança, do Duque de Lafões. A equipa opta por se dirigir ao local e aí fica filmando durante oito meses.


Reportagem SIC Notícias, de Agosto de 2007, por alturas da estreia do filme no cinema:



(No próximo dia 18 de Maio, o cineclube exibirá o documentário sobre o filme Torre Bela, Linha Vermelha, de José Filipe Costa, no auditório da Biblioteca Municipal, com a presença do realizador.)

Sem comentários: