terça-feira, 14 de junho de 2011

Guia Documental do Arquivo do Cine Clube do Barreiro

GUIA DOCUMENTAL DO ARQUIVO DO CINE CLUBE DO BARREIRO

Lançamento público


Dia 18 de Junho (15 horas)
Local: Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro
Entrada livre

A publicação do Guia Documental do Arquivo do Cine Clube do Barreiro surge na sequência do protocolo celebrado entre esta a Câmara Municipal do Barreiro e o Cine Clube em Julho de 2009, com o objectivo de tratamento, organização e divulgação do acervo documental histórico da instituição.

Desde 2008 que o Gabinete de Arquivo e Gestão Documental da Câmara Municipal do Barreiro tem vindo a publicar a colecção "Cadernos do Arquivo", dedicada à divulgação da documentação histórica de interesse para a história do concelho do Barreiro, como são exemplos os guias anteriormente publicados do Jardim de Infância D. Pedro V, do Sindicato dos Ferroviários e do espólio de Olga Costa Mano.

O lançamento público do Guia do Cine Clube será acompanhado de reflexão sobre a actualidade do Cineclubismo, por João Paulo Macedo (Federação Internacional de Cineclubes); da exibição do documentário "Fragmentos" (realizado em 2009 nos ateliers de video do Cine Clube do Barreiro); e por último, por concerto de jazz do trio de Jorge Moniz (bateria), com Júlio Resende (piano) e João Custódio (contrabaixo).



Nota explicativa do documentário "FRAGMENTOS":

"Fragmentos é o resultado de um projecto cinematográfico no qual os criadores exploraram e interpretaram o Barreiro Actual, numa forte base experimental, utilizando registos e relações espaciais e sociais.
A partir de uma curta oficina de vídeo realizada em Abril de 2009, procuramos estimular o talento dos participantes com o objectivo de promover leituras visuais e inovadoras do Barreiro."
(coordenador do projecto: Pedro Sena Nunes)

Organização conjunta:
Cine Clube do Barreiro e Câmara Municipal do Barreiro.



Mais informações:
- página oficial do músico Jorge Moniz - http://www.jorgemoniz.com/
- site do Arquivo Municipal do Barreiro - http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/Arquivo+Municipal/

.

Sem comentários: