terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pedro Brito (Ciclo de cinema português de animação)

.
[Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos; Sem Respirar]

Nascido em 1975 no Barreiro, Pedro Brito é um destacado autor de banda desenhada e cinema de animação.

Começou pela banda desenhada, no mundo das fanzines e depois como co-fundador das Edições Polvo. Das suas publicações nesta área é de realçar o trabalho conjunto com João Fazenda, "Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos", publicado em 2000 pela Polvo. Esta obra, na qual Pedro Brito é responsável pelo argumento e João Fazenda pelo desenho, recebeu os prémios de "Livro do ano 2000 em BD" pelo Diário de Notícias e de "Melhor Álbum Português" no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora de 2001. Depois, já em 2008, foi traduzido para as línguas francesa e polaca.
A sua última publicação de banda desenhada foi em 2009, numa edição colectiva para a Câmara Municipal de Portimão, intitulada "Como Se Faz Uma Cidade", fruto do contacto com a população senior do concelho algarvio.

[Sem Dúvida, Amanhã!]

Em 1993, Pedro Brito inicia-se também no cinema de animação, sendo um dos principais colaboradores da produtora Animanostra, nomeadamente nas popular série "Os Patinhos". Será em 2003 que se estreia como realizador, com a curta-metragem "O Paciente", e no ano seguinte com a premiada "Sem Respirar". Em 2006 realiza "Sem Dúvida, Amanhã", com argumento próprio.
Actualmente, Pedro Brito trabalha no seu próximo projecto de animação, "Fado do Homem Crescido", em conjunto com João Paulo Cotrim.

[Fado do Homem Crescido, em produção]

Para além do cinema de animação e da banda desenhada, desenvolve um trabalho regular na área da ilustração.

.
[duas ilustrações realizadas no ano de 2010]

Na tarde de sábado dia 4 de Dezembro, pelas 17 horas, na sede do Cine Clube do Barreiro, Pedro Brito vai estar presente na 3ª sessão do Ciclo de Cinema Português de Animação, para conversar sobre a sua obra, sobre o estado actual do cinema de animação em Portugal e sobre tudo o resto. Entrada livre!

Mais informações:
# http://tomalabonecos.blogspot.com/
# http://brutodoodles.tumblr.com/

.

Sem comentários: