quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aniki In Da House - Tiago Pereira (30 de Outubro, Sede, 21h30)


Ficha Técnica

Título: Aniki In Da House
Realização: Tiago Pereira
Ano: 2008
País: Portugal
Género: documentário
Duração: 52 min.
Site oficial de Tiago Pereira: http://vimeo.com/tiagopereira


Sobre o filme:

Aniki In Da House é um filme original do realizador Tiago Pereira, que documenta o processo criativo de um espectáculo transdisciplinar que acrescenta de forma inovadora uma perspectiva contemporânea ao filme Aniki-bóbó, realizado por Manoel de Oliveira em 1942. Para além disso, Tiago Pereira mergulha na cidade do Porto do século XXI, criando um diálogo singular entre o passado e presente, e descobre o impacto que o filme do célebre realizador tem ainda hoje nesta cidade, ao verificar a tendência de alguns portuenses se apropriarem, num inesperado fenómeno de identificação, das personagens principais do mítico filme.

A convite do Serviço Educativo da Casa da Música, no Porto, o violoncelista Ernst Reijseger juntou-se ao coreógrafo António Tavares e ao videasta e realizador Tiago Pereira para criar o espectáculo multimédia Aniki-Bóbó Segue o Seu Caminho, apresentado em Julho de 2008 na Sala Suggia da Casa da Música. Tendo em vista a participação activa na vida cultural da cidade, a preparação do espectáculo teve uma duração de 6 meses e consistiu no desenvolvimento de workshops e sessões de música e dança que envolveram várias crianças e jovens da cidade do Porto, num total de 150 participantes.

Aniki In Da House é um vertiginoso produto da maturidade artística do realizador Tiago Pereira, que através do meio audiovisual exprime de forma única o seu compromisso ético para com os sujeitos da sua obra e os seus espectadores. O carácter documental deste filme supõe uma reflexão sobre a linguagem visual contemporânea na expectativa de contribuir para uma compreensão do papel do cinema no amadurecimento da sociedade portuguesa. Aniki In Da House é uma comovente homenagem ao realizador Manoel de Oliveira, à sua obra e em especial ao cinema português.

Este documentário foi comissariado pelo Serviço Educativo da Casa da Música, no âmbito das Comemorações dos Cem Anos do Realizador Manoel de Oliveira, e a sua ante-estreia teve lugar a Novembro de 2009 na Cinemateca Portuguesa.


Trailer:


Sem comentários: