domingo, 20 de junho de 2010

Significado - Tiago Pereira (26 de Junho, 21h30, sede do Cine Clube)



Projecção na sede do Cine Clube,
com a presença do realizador.


Ficha Técnica


Título Original: Significado, A Música Portuguesa se Gostasse dela Própria
Realização, Imagem e Montagem: Tiago Pereira
Som: Eduardo Vinhas
Produção: d’Orfeu Associação Cultura
Ano: 2010
País: Portugal
Duração: 42 min.
Género: Documentário
Classificação: M/12
Com: Artur Fernandes, Carlos Guerreiro, Domingos Morais, Joana Vasconcelos, Jorge Cruz, Julio Pereira, Luis Fernandes, Rogerio Fernandes, Vitor Rua
Site oficial: http://vimeo.com/tiagopereira


Sinopse:

Significado, A Música Portuguesa se Gostasse dela Própria: Um documentário que constrói uma génese da música tradicional portuguesa que se alarga a vários contextos musicais, questionando ainda o papel da tradição na música contemporânea na forma da seguinte pergunta: como seria a música portuguesa se gostasse dela própria?

Sobre o filme:

Com "Significado", [Tiago Pereira] monta um caleidoscópio de gentes e de suas práticas na abordagem ao tradicional para chegar a isto: "Tradição de futuro. Para mim, isso é que é importante. Ter o passado, o que é agora e o que vai ser, como na banda desenhado do Alan Moore em que todos os tempos se encontram num vértice. É essa noção que quero nos [meus] filmes".
Temos então os irmãos Fernandes, temos etnógrafos e musicólogos, a artista plástica Joana Vasconcelos, os Diabo na Cruz e o músico Vítor Rua. Temos Carlos Guerreiro, dos Gaiteiros de Lisboa, ou Júlio Pereira, pai de Tiago, e, com eles, uma genealogia da descoberta e apropriação da música tradicional desde a década de 1970. Temos o Megafone de João Aguardela e a sua dança samplada das recolhas de Michel Giacometti e José Alberto Sardinha. E os Dazkarieh que com instrumentos tradicionais e atitude rock põem metaleiros do Barreiro todos no "mosh", um Ricardo Lameiro que, com tecnologia moderna, transporta o fagote para novas dimensões, e, claro, a Banda do Casaco que, recuperando palavras de um dos fundadores, Nuno Rodrigues, em "Significado", andou nos anos 1970 e inícios de 1980 a pensar a tradição rural para "gajos que eram de Lisboa e Cascais" e a resgatar Ti Chitas a Penha Garcia para "pôr um botox nas berças". Tiago Pereira não escolhe ninguém, não aponta um caminho. "No 'Significado', interessava ver todo o tipo de práticas contemporâneas que existem na música tradicional. Não me interessa criar a narrativa de um filme, interessa-me o conceito de dar esta informação toda, lançar os ses e as interrogações". Conclui: "Não é para eu escolher, é para as pessoas irem por onde quiserem".



Trailer oficial:


Sem comentários: