quinta-feira, 10 de junho de 2010

Programação musical OUT.RA (19 de Junho, Galeria Municipal, 21h30)

Projecção do filme:

Derek Bailey Playing For Friends On 5th Street



Ficha Técnica


Título Original: Derek Bailey Playing For Friends On 5th Street
Realizador: Robert O’Haire
Ano: 2004
País: E.U.A.
Duração: 51 min.
Sites: Straw2Gold Pictures video oficial
Nota: filme em inglês, sem legendas.

Sinopse
Nome incontornável nos avanços da guitarra enquanto expressão meta-linguística, e génio absoluto das músicas livres, Derek Bailey (falecido em Dezembro de 2005) deixou um legado, que mais do que compreendido ou reinterpretado (pela sua idiossincrasia), poderá apenas encontrar eco na exploração da guitarra enquanto veículo para a descoberta. Gravado na Downtown Music Gallery em Nova Iorque em Dezembro de 2001 (pouco antes de contrair o síndrome de Túnel de Carpal) perante uma audiência de amigos, este documentário realizado por Robert O`Haire capta a guitarra de Bailey despida de amplificação, numa toada intimista, onde cruza a sua história de vida com as suas seminais notas irrequietas, espasmódicas, angulares, únicas, geniais. Uma homenagem sentida a uma figura ímpar que partiu demasiado cedo.

Parceria

Projecção inserida na programação musical da OUT.RA na Galeria Municipal do Barreiro.

A OUT.RA – Associação Cultural, promove uma ocupação artística do (magnífico) espaço da Galeria Municipal do Barreiro, na noite de Sábado, 19 de Junho, a partir das 21h30.

A noite inicia-se com a projecção do filme “Derek Bailey – Playing for friends on 5th street”, do norte-americano Robert O'Haire, homenagem a um dos maiores inovadores da guitarra na música do séc.XX, líder de uma vasta geração que redefiniu a música improvisada, no ano em que se completam 5 anos do seu desaparecimento.

Seguem-se concertos do jovem prodígio barreirense MIKE STYLES, dos POW, nova dupla também barreirense, e dos lisboetas FELIPE FELIZARDO e SAXONTHEROAD, projecto de AntónIo Torres, dos lendários COTY CREAM. A noite terminará com um concerto de música improvisada, por TRAVASSOS (electrónicas), PEDRO SOUSA (saxofone), PEDRO LOPES (gira-discos) e HERNÂNI FAUSTINO (contrabaixo).

Durante toda a noite estará patente uma exposição de trabalhos recentes, de desenho, pintura e gravura, do artista local BRUNO CONTREIRA.

Último destaque para uma sala vídeo-lounge, onde serão exibidos ininterruptamente vídeos de música experimental e recolhas etnomúsicográficas de vários pontos do globo.

A entrada para vale apenas 3€, sendo que os sócios da OUT.RA usufruirão de entrada gratuita.

Mais informação: http://www.out-ra.blogspot.com/

.

Sem comentários: