terça-feira, 28 de julho de 2009

4 Curtas 4 Músicos

No próximo sábado dia 1 de Agosto vai-se realizar a segunda edição de "4 Curtas 4 Músicas", onde quatro curta-metragens serão projectadas com música ao vivo. Esta edição conta com o apoio do Out.fest e está inserido na programação das Noites do Parques Vivos 2009. Relativamente aos músicos:

Frango
www.myspace.com/frangofrango

Os Frango são um dos mais entusiasmantes colectivos a fazer vibrar os meandros da música marginal feita no nosso burgo. Em actividade constante desde 2004, têm sofrido várias mutações no seu seio até chegarem a 2009 assumindo o formato de duo permanentemente aberto á colaboração (em 2008, gravaram e actuaram com, entre outros, Sei Miguel e Fala Mariam, o duo italiano Jooklo, de Virgina Genta e David Vanzan, e com os americanos Chris Corsano e Andrew Barker). Pelo caminho foram lançando uma série de edições que lhes têm valido um estatuto muito especial entre o meio. Cada concerto dos Frango é uma surpresa, mas a presente fase do grupo promete uma actuação a roçar os meandros da kosmiche musik e do kraut-rock mais ambiental e planante.
Para a noite dos Parques Vivos está em estudo uma performance com vídeo improvisado em tempo real por Pedro Maia (P.Ma) www.myspace.com/ppmmaa, artista visual sediado em Vila do Conde cujo trabalho se baseia na utilização de feedback vídeo, e que colaborou já com nomes como Thomas Brinkmann, Phoebus, Lobster ou Coclea.


Manuel Gião
www.myspace.com/manuelgiao

Guitarrista, designer, artista visual e modificador de instrumentos com sede de operações no Barreiro, com um trabalho musical influenciado pelos primórdios da música industrial, pelo free-jazz, pelo drone e rock mais abstracto. Foi elemento fundador do trio October, depois transmutado no duo Debut, e também participou no cometa que foi o trio tribal-futurista Sapien Sapiens.


Somália
www.myspace.com/macumbafree

Duo conimbricense de Manuel Pereira e Bruno Silva, ambos integrantes de projectos meritórios da música exploratória em Portugal, como sejam os casos dos Josué O Salvador Em Busca Da Perdição ou os Osso. Enquanto Somália, embarcam numa viagem a bordo de loops e cassetes pré-gravadas, que são manipuladas e transmutadas à exaustão num processo de depuramento e encantamento sónico que vai frequentemente desaguar a sons e ambientes que remetem para a música realística das costas africana e asiática do Índico ou do Pacífico, via extremo-oriente.
Para a actuação nos Parques Vivos irão actuar sobre curtas-metragens realizadas pelo próprio Manuel Pereira.


Gala Drop
www.myspace.com/galadrop

Talvez a maior sensação, a par com os Aquaparque, da nova música portuguesa de colheita experimental e desapegada de fórmulas, com os olhos postos no futuro e na transgressão total de géneros e rótulos. Praticam uma mistura transcendente onde se podem detectar ecos de dub, de kraut-rock, de tropicalismo, mas sem cânones de qualquer espécie. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, homónimo, em Setembro de 2008 que têm coleccionado excelentes e merecidas críticas quer da imprensa especializada quer do público, tanto dentro como fora de portas. Fizeram já uma tour europeia com os nova-iorquinos Religious Knives, e preparam para Setembro uma tour pela Grã-Bretanha. Estarão presentes em Julho no festival “Próximo Futuro” organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Para a noite dos Parques Vivos propõem uma actuação sobre vídeos de Alexandre Estrela, numa continuação de um trabalho iniciado com a realização, por parte deste, do video-clip do tema “Crystals”.

Sem comentários: