segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Yella - Christian Petzold (19 Fevereiro, 21h30, AMAC)

Ficha Técnica

Título Original: Yella
Realizador: Christian Petzold
Ano: 2007
País: Alemanha
Duração: 89 min.
Classificação: n/d
Sites: IMDB | PTGate

Crítica

Filme da chamada escola de Berlim, Yella encerra a trilogia Geister (que inclui Die innere Sicherheit e Gespenster). Os protagonistas dos três filmes revelam uma característica comum, o facto de terem protagonistas sonâmbulos, incapazes de pertencerem à realidade e de estabelecerem ligações com os demais. Isso é um dado adquirido com Yella, personagem principal que vacila entre a frieza natural e o medo de um ex-marido que a persegue insistentemente, enquanto ela tenta agarrar uma oportunidade de emprego e um novo companheiro, mas a sua aguerrida ambição irá provocar nova desgraça. Numa outra linha interpretativa, há quem leia em Yella uma negra sina para o sistema financeiro alemão, que se comporta como se estivesse no controlo do seu destino, mas não passa de um fantasma. Yella, percebe-se claramente a meio da película, consegue ver fantasmas, mas estamos longe de adivinhar que o filme iria sabotar-se no final. Aceita-se esse desfecho, mas não se entende claramente a sua razão de ser, nem a sua falta de originalidade.

Há igualmente quem veja em Yella um remake do filme Carnaval das Almas, de 1962, devido a diversos elementos como um acidente de carro, uma inclinação para paisagens com água, um emprego obtido no local para onde se dirigiu após o acidente, a degradação da vida mesmo após uma segunda oportunidade e a descoberta das reais consequências do acidente inicial.

História com laivos sobrenaturais, Yella é um filme frio e distante, passado num mundo financeiro cruel e corrupto, mas que permanece intangível, com a protagonista a demonstrar a sua perspicácia como negociadora, mas a falta de contexto transforma as suas jogadas em cartadas vazias. E vazio é também o final decepcionante, sem risco. Resta a presença valiosa de Nina Hoss, leão de prata de Berlim de Melhor Actriz.

Sem comentários: