segunda-feira, 28 de abril de 2008

Extensão Indie Lisboa (8 e 10 Maio, 21h30m, AMAC)



Boxing Day, Kriv Stenders (8 Maio, 21h30m, AMAC)

Contado em tempo real e num único plano-sequência, "Boxing Day" documenta minuciosamente os acontecimentos ocorridos ao longo de uma tarde da vida de Chris – alcoólico em recuperação e pai alienado. A viver sozinho em prisão domiciliária, Chris está a preparar o almoço de Natal para a filha adolescente quando um velho amigo aparece e lhe relata a perturbante verdade sobre o novo namorado da sua ex-mulher. A tensão vai-se acumulando até ao ponto de não retorno. O filme documenta em meticulosos detalhes a lancinante jornada de uma família perigosamente à beira da desintegração. Concentrado e poderoso, "Boxing Day" é um psicodrama que vive muito do carisma e forte presença do actor principal, também ele ex-condenado na vida real.


Let the Right One In, Tomas Alfredson (10 Maio, 21h30m, AMAC)

Oskar é um jovem frágil e ansioso de 12 anos que está constantemente a ser vítima dos colegas mais velhos e mais fortes. Um dia apaixona-se por uma rapariga que aparenta ser… um vampiro. Eli acabou de se mudar para a vizinhança. É uma miúda da mesma idade, pálida e séria, que só sai à noite. Rapidamente os dois jovens começam a envolver-se e um romance não-declarado começa a florescer. Eli incentiva Oskar a revoltar-se contra os seus agressores. E, coincidindo com a chegada dela à cidade, começam a acontecer uma série de mortes misteriosas… O filme, uma adaptação de um livro de John Ajvide Lindqvist que evoca o universo de Anne Rice e Stephen King, é uma refrescante variação do filme de vampiros. "Let the Right One In" é o inesperado cruzamento entre as convenções do cinema de terror e um dos temas de eleição (um rapaz a lidar com as suas primeiras dores de crescimento) do cinema de autor contemporâneo.

1 comentário:

Caleb disse...

Foi com muito gosto que fui ver a extensão do Indie Lisboa no AMAC, pois ambos os filmes estavam bem conseguidos.

Em Boxing Day (2007) temos uma história dramática contada em "tempo real", isto é, supostamente filmada num único take (bom, as más línguas dizem que existiram dois cortes no filme, mas eu não me apercebi), com uma única camera (operada pela realizador). Um filme a lembrar os filmes Dogme 95. Curiosamente, o actor principal que faz o papel de ex-condenado é de facto um ex-condenado. E já agora, para quem - como eu - não percebia porque é que o filme se chama Boxing Day, fiquem a saber que nos países Commonwealth (como a Austrália, onde o filme é rodado), trata-se do dia 26 de Dezembro, onde existe a tradição de oferecer prendas aos mais necessitados.

Em relação ao Let the right one in (2008), baseado num livro com o mesmo nome, foi com alguma expectativa que fui ver o filme, uma vez que sou um grande fã de vampirismo (e o que não faltam por aí são maus filmes do género). Não fiquei defraudado, o filme estava muito bom. É uma história simples, triste e acima de tudo - humana, tal como as histórias da Anne Rice. A actriz principal em particular, desempenhou o papel de uma forma excelente, com um ar ao mesmo tempo inocente, melancólico e obscuro.

Bom, os meus parabéns ao Indie Lisboa e espero que as extensões do mesmo continuem a vir ao Barreiro.