segunda-feira, 4 de abril de 2016

Pára-me de repente o pensamento, de Jorge Pelicano

Pára-me de repente o pensamento, de Jorge Pelicano
10 de Abril | 17h

Cine Clube do Barreiro


Pára-me de repente o pensamento
De: Jorge Pelicano
Género: Documentário
Classificação: M/12
Portugal, 2014, cor, 98 min.

Sinopse
Cigarrinho, cafezinho. Moedinha, outro cafezinho. Utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Dormitam nos bancos do jardim. A espera. Mais uma passa, um cigarro que morre. Vive-se a duas velocidades no hospital psiquiátrico Conde de Ferreira, no Porto. Ora momentos de inércia, ora ápices de euforia.
Do mundo exterior chega um ator que procura a sua personagem para uma peça de teatro sobre a loucura. Miguel Borges submerge no mundo interior dos esquizofrénicos. Os utentes ajudam-no a construir o personagem. No meio da névoa, o ator dá de caras com os poemas do poeta louco Ângelo de Lima. Depois desse encontro, o personagem nasce.

Prémios
Grande Prémio do festival, Caminhos do Cinema Português, Coimbra 2014
Prémio do Público, Caminhos do Cinema Português, Coimbra 2014
Prémio Melhor Realizador, Caminhos do Cinema Português, Coimbra 2014
Prémio Signes, International Festival Siges de Nuit, Paris, 2014

Jorge Pelicano
Jorge Pelicano nasceu na Figueira da Foz em 1977. É licenciado em Comunicação e Relações Públicas e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi repórter de imagem da SIC Televisão de 2001 até 2012.
Estreou-se no documentário com “Ainda há pastores?” (2006) com o qual ganhou mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais. “Pare, Escute, Olhe” (2009), sobre a desativação da linha ferroviária do Tua, foi outro documentário igualmente premiado.
Em 2012 Jorge Pelicano foi um dos criadores e realizador da série de documentários "Momentos de Mudança", um programa que quebrou o formato tradicional do jornalismo televisivo através da introdução do conceito de jornalismo cinematográfico. É igualmente um dos autores do livro “Câmara de reflexão – Uma imagem, mil palavras”, publicado pela Plátano Editora em 2010.
Desde Fevereiro de 2013 que desenvolve o seu trabalho como realizador de documentários na produtora Até ao Fim do Mundo.

Sem comentários: